CENÁRIO URBANO

Pirapora usa redes sociais para celebrar padroeiro e aniversário




Registro da Festa do Senhor Bom Jesus de 2019. Foto:(Gilberto Labriola)

Pirapora do Bom Jesus comemora no próximo dia 6 de agosto o aniversário de 295 anos do encontro da imagem do Senhor Bom Jesus, padroeiro da cidade, e 61 anos da emancipação político-administrativa do município. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, precisou recorrer à criatividade e à tecnologia para manter a festa que, neste ano, não será aberta ao público, mas os moradores, turistas, romeiros e pagadores de promessa poderão acompanhar tudo por meio das redes sociais.
 
A festa do nosso aniversário e do encontro da imagem do Bom Jesus é uma tradição em Pirapora e não poderíamos deixar essa data passar. Infelizmente, por causa da Covid-19, pela segurança e saúde das pessoas, não poderemos abrir os vários eventos que vamos realizar ao público, mas tudo será transmitido ao vivo pelas redes sociais. Então, sem sair de casa as pessoas vão poder interagir e participar dessa festa. Claro que gostaríamos de ver a cidade cheia e repetir as grandes festas que fizemos todos os anos com rodeio, o Pira Fest, show de artistas de renome da música popular brasileira com a tradicional queima de fogos, como sempre foi, mas o momento não permite”, afirmou o prefeito Gregorio Maglio.
 
A programação em comemoração ao duplo aniversário foi aberta no último dia 27, com o lançamento da página Pirapora Turismo Virtual, plataforma que será utilizada para aproximar a cidade dos romeiros neste período de quarentena, e a missa de troca do manto do padroeiro de Pirapora no Santuário do Senhor Bom Jesus.

A festa será finalizada no dia 6 de agosto com uma série de eventos culturais e religiosos como o cortejo da imagem encontrada em 1725 na cidade, às margens do Rio Tietê. Antes, no dia 1º de agosto acontece a 1ª Exposição On-line “295 anos de Tradição e Devoção ao Bom Jesus de Pirapora””, com fotos históricas produzidas pelo fotógrafo e morador da cidade Gilberto Labriola.
 
 
“Pensamos em um calendário de eventos que possam contemplar o caráter religioso desta data, mas também o aniversário da cidade. Então, além das missas e novenas organizadas pelo Santuário do Senhor Bom Jesus, teremos lives com apresentações dos grupos de samba de bumbo, um patrimônio histórico de Pirapora e que merece ser lembrado, entre outras coisas. A festa será diferente, mas não menos especial”, finalizou o prefeito.

Programação Festa de Aniversário de Pirapora do Bom Jesus e encontro da imagem do padroeiro
 
  • 27/07--- 12h Lançamento da pagina #TurismoVirtual
  • 27/07--- 19H Missa da Troca do Manto do Senhor Bom Jesus e Abertura Oficial da Comemoração dos 295 anos do Encontro da Imagem. (Local: Santuário do Senhor Bom Jesus)
  • 28/07 a 05/08--- 19H Novena Preparatória para a Festa do Senhor Bom Jesus (Local: Santuário do Senhor Bom Jesus);
  • 01/08--- 12h Abertura da 1ª Exposição Online “295 anos de Tradição e Devoção ao Bom Jesus de Pirapora”;
  • 03/08--- 20H Live Cultural Especial Aniversário da Cidade
  • 05/08--- 20h – Live Cultural Especial “Romeiro Sou” – Homenagem a todos os Romeiros e Romarias (Local: Casa da Cultura);


FESTA DA CIDADE E DO PADROEIRO

06 de Agosto
  • 10h – Ato Solene do Aniversário da Cidade e Inauguração de monumento aos Romeiros;
  • 12h – Live Cultural Samba de Bumbo e Grupo Amigos do Tonega (Feijoada Drive Thru);
  • 16h – Missa Solene da Festa dos 295 anos do Encontro da Imagem do Senhor Bom Jesus (Online);
  • 17h – Cortejo com a Imagem do Sr. Bom Jesus em carro aberto;
  • 21h – Live Cultural Especial “Louvores ao Sr. Bom Jesus” – Carlinhos Martins e Banda (Redes Sociais da Prefeitura)





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



CENÁRIO URBANO  |  13/08/2020 - 17h





CENÁRIO URBANO  |  12/08/2020 - 16h


CENÁRIO URBANO  |  11/08/2020 - 15h







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb