ESPORTES

Osasco Soldiers passa a Integrar a Associação dos Clubes de Futebol Americano.


Divulgação

Equipe osasquense é a única de São Paulo a integrar o grupo que organiza os campeonatos nacionais da modalidade.

Na última semana o Osasco Soldiers, tradicional equipe de futebol americano, passou a integrar a ACFA, Associação de Clubes de Futebol Americano, responsável pela organização da Liga BFA e pelo desenvolvimento do esporte em todo território nacional.
 
A ACFA é uma ENAD (Entidade Nacional de Administração do Desporto), ela foi criada em 2020 com o objetivo de ser a figura jurídica da liga BFA- Brasil Futebol Americano, o maior campeonato de futebol americano do Brasil. Ou seja, a ACFA é responsável pela organização do campeonato (BFA), pela segurança, integridade e saúde dos atletas,

Os poderes da Associação são a Assembleia Geral, a Presidência e o Conselho Fiscal, e são definidos pelo Estatuto da Associação. De acordo com o Estatuto, a Presidência pode criar comissões e comitês que a auxiliem no cumprimento de suas obrigações.

Como membro da ACFA, o Osasco Soldiers tem direito a:

• Indicar membros para compor comitês;
• Votar e ser votado;
• Participação nas definições de regulamentos e orçamento;
• Vaga garantida nos campeonatos da ACFA;
• Isenção de custos na inscrição de 10 atletas na Liga BFA;
 
Além disso, o Osasco Soldiers utilizando-se de seu poder como membro da ACFA/BFA poderá indicar duas vagas em cada um dos sete comitês existentes, que terão, em média, 10 componentes cada.

1) Comitê de Saúde, Prevenção e Segurança
2) Comitê Financeiro
3) Comitê de Competição
4) Comitê de Regulamento, Infraestrutura e Eventos
5) Comitê de Expansão e Novos Negócios
6) Comitê de Responsabilidade Social e Educacional
7) Comissão de Arbitragem
8) Comissão Disciplinar e Conselho de Ética

Representando as 5 regiões do Brasil, as Equipes associadas à ACFA são: América Big Riders (RJ), America Locomotiva (MG), Brasília Pilots (DF), Cuiabá Arsenal (MT), Flamengo Imperadores (RJ), Galo FA (MG), Itajaí Almirantes (SC), Recife Mariners (PE), Timbó Rex (SC), Vasco Almirates (RJ), Manaus FA (AM), Remo Lions (PA), Curitiba SIlverhawks (PR) e Osasco Soldiers (única equipe paulista a integrar a ACFA).

Conhecendo a BFA

Entre 2009 e 2015 havia 2 torneios nacionais de futebol americano, o Torneio Touchdown e a Liga Brasileira (que posteriormente mudou o nome para Campeonato Brasileiro e depois para Superliga Nacional). Os campeões de ambos os torneios eram considerados campeões brasileiros, mas os fãs do esporte sempre se perguntavam qual realmente era a melhor equipe do país o campeão do Torneio touchdown ou o campeão da Superliga Nacional.

Em 2016 com a extinção do Torneio Touchdown, as equipes que disputavam este campeonato foram inseridas na Super Liga Nacional.
 
Em 2017 ocorre a primeira edição da Liga BFA, uma liga autônoma, organizada e gerida pelos clubes. Em sua última edição em 2019, 70 times disputaram a BFA sendo 37 times na BFA Acesso (2ª divisão) e 33 na BFA Elite (1ª divisão). Devido à pandemia não houve BFA em 2020 e a próxima edição está prevista para o segundo semestre de 2021.

Sobre o Osasco Soldiers

Fundado em 2008, o Osasco Soldiers é o único time de Futebol Americano da cidade. A ideia de sua formação veio quando César Augusto dos Santos, morador local, decidiu praticar o esporte, mas percebeu que não havia onde treinar por perto.

Ao longo da sua história a equipe tem lutado contra diversos obstáculos que dificultam a prática do esporte não só em Osasco como no Brasil inteiro, como a falta de infraestrutura, locais para treinar, falta de patrocínios e de apoio do poder público.

Em 2019, o Soldiers foi campeão do Galpão da Luz Bowl e vice Campeão Paulista da Fefasp (Federação Paulista de Futebol Americano) na modalidade Flag 8x8 O Flag é uma modalidade do esporte que possui menos contato físico. Os jogadores utilizam um cinto com duas flags (fitas) presas nas laterais. Ao invés de derrubar o adversário, a equipe defensora deve tirar uma das “flags” do jogador que está com a bola para interromper o ataque.
 
Para a disputa da BFA na modalidade full pads (equipado) a equipe busca investimentos e arrecadação para a compra de equipamentos como capacetes e shoulder pads (protetor de ombros, peito e tórax) além de bolas, luvas, chuteiras e equipamentos para treinamento.
 





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



ESPORTES  |   23/07/2021 16h22





ESPORTES  |   22/07/2021 10h31







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb