CORRIDA DE RUA - ESPORTES

Sol e calor marcam corrida gratuita em Santana de Parnaíba no domingo


Foto:(João Gelo/ Trail TV.)

No último domingo (28) cerca de dois mil corredores participaram de uma corrida gratuita do Circuito Atalanta em Santana de Parnaíba, com 5 e 9 km pelas ruas do entorno do Estádio Municipal. A gratuidade nas inscrições se deve à Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE), instrumento que permite a empresas destinarem parte dos impostos devidos a patrocínios a eventos esportivos.
 
O evento teve patrocínio da Harald, fabricante de chocolates que desde 1991 se instalou em Santana do Parnaíba, e do Grupo Pochet, especializado em decoração de luxo para embalagens de plástico e vidro. As largadas aconteceram a partir das 7h, com sol forte e temperaturas na casa dos 25º, sempre em ondas de 250 atletas, distanciamento entre os atletas e uso obrigatório de máscara para evitar aglomerações e a disseminação da Covid 19. 

Na prova de 5 km, o campeão foi Joanderson Dias ao marcar 17min14, seguido por Dailton Ferreira com 18min26 e Rafael Greghi com 19min07, enquanto entre as mulheres Nubia Vieira foi a melhor com 23min56, seguida por Mariana Souza com 26min46 e Morgana Rodrigues com 26min55.

Já na prova de 9 km masculina, a vitória ficou com Wilton Isidoro dos Santos ao marcar 33min45, seguido por Jonathas Barbosa (35min24) e Marcio Fonseca (37min32), enquanto entre as mulheres Patricia Aparecida dos Santos venceu com 45min34, seguida por Solange Bela com 46min03 e Sonia Silva com 46min15.
 
A campeã da distância maior, Patricia, veio de Barueri para participar do Circuito Atalanta. "Essa corrida gratuita é muito importante, pois muitos atletas que gostam de correr não têm condição de pagar por uma inscrição", comenta a atleta que pratica o esporte há 20 anos. "A prova foi muito bem-organizada, senti um pouco de dificuldade com as subidas e o calor", completa.

Já o campeão dos 9 km, Wilton dos Santos, se sentiu à vontade com os trechos de ladeira do percurso. "Gosto de correr provas com subida, então acho que esse foi o meu diferencial, já que vieram vários corredores fortes para esse evento", afirma o corredor de Itapevi. "Eventos gratuitos como esse são um incentivo para a população, pois o esporte tira as pessoas de muitos vícios", completa Wilton que corre há quatro anos.

Entre os corredores que participaram do Circuito Atalanta em Santana de Parnaíba como lazer, Eloam Maria de Paula escolheu os 5 km para se desafiar. "O percurso foi bem difícil com as subidas, mas foi ótimo conseguir completar. Uma corrida gratuita como essa me tira da zona de conforto e ajuda a combater a minha depressão", comenta a Eloam que veio de Jundiaí.
 
Vinicius Araujo também fez os 5 km e fala sobre a sobre a importância de um evento com inscrições gratuitas. "Além de praticarem exercício, os corredores amadores podem conhecer pontos turísticos das cidades", ressalta o corredor que veio de Americana. "Corro há cinco anos como hobby e achei bem interessante os três níveis de subida que tivemos no percurso desta prova", completa.

Ricardo Paixão, diretor de esportes da Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer de Santana de Parnaíba, fala sobre mais uma edição do Circuito Atalanta na cidade. "O evento cumpriu seu papel de dar a oportunidade para mais pessoas praticarem atividade física por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Então avaliamos como um sucesso", comenta o dirigente. "Nosso município estimula muito a atividade física de lazer, então foi ótimo termos reunido pessoas de nossa cidade e de locais vizinhos", completa Ricardo.
 
Quem também comenta sobre o Circuito Atalanta na cidade é Geise Andrade, Gerente Sênior de Gestão de Pessoas da Harald, empresa patrocinadora da prova. "Foi com muita alegria que realizamos mais uma edição, em uma manhã de sol em Santana de Parnaíba. A Harald acredita na promoção da saúde e bem-estar, então promovemos o evento para os corredores profissionais, entusiastas da corrida, caminhantes e para os nossos colaboradores", ressalta a executiva.

Geise faz um agradecimento também aos organizadores e à cidade "Em nome de toda a diretoria da Harald, agradeço ao Clube NG de Araras por nos ajudar a realizar esse evento, assim como a Prefeitura de Santana de Parnaíba que nos acolheu por aqui há 39 anos", comenta.

A etapa Santana de Parnaíba do Circuito Atalanta tem apoio da Prefeitura de Santana de Parnaíba, realização do Clube NG de Araras e da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE) e patrocínio de Harald e Grupo Pochet.

Os resultados completos e as fotos estão disponíveis no site circuitoatalanta.com.br.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






ESPORTES  |   29/10/2021 10h25







google.com, pub-8716156245551661, DIRECT, f08c47fec0942fa0 facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb facebook-domain-verification=8oizd3j6a3sk7a47ngn154tlepi1hb